Quantidade de Páginas visitadas

Programa Brigada Escolar - Defesa Civil na Escola



Estado vai investir R$ 15 milhões para aumentar segurança nas escolas


Leia reportagem completa em: www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php

O governador em exercício Flávio Arns lançou nesta segunda-feira (04), no Colégio Estadual Professora Luiza Ross, em Curitiba, o Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola. A iniciativa visa construir na rede estadual de ensino uma cultura de prevenção, com a formação de brigadas escolares em todas as escolas, e adequar as edificações escolares às normas de prevenção contra incêndio e pânico. Estão previstos investimentos de R$ 15 milhões em adequações físicas, minimizando a exposição de alunos e profissionais da educação a acidentes.



De acordo com o Arns, o programa é inédito no País e beneficia mais de 5,8 milhões de pessoas direta e indiretamente, entre profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar. “Queremos que os estudantes e os profissionais da educação estejam seguros e preparados para enfrentar situações emergenciais no interior das escolas e outras situações adversas”, disse. A rede estadual de ensino é formada por 2.531 instituições, entreescolas e colégios estaduais e escolas de educação Eepecial.



ADEQUAÇÃO – Arns também assinou resolução que cria um grupo de trabalho para desenvolver ações de regularização das edificações escolares quanto ao cumprimento das normas de prevenção contra incêndio e pânico. De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros, 60% dos prédios escolares foram construídos há mais de 30 anos e ainda não passaram pelas adequações necessárias para reduzir riscos de incêndio e danos causados por desastres naturais.



“Estamos criando uma política pública e dando uma solução definitiva para esta questão. Isso significa oferecer mais segurança para a comunidade escolar”, disse o governador em exercício.



O chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil Estadual, coronel Adilson Castilho Casitas, disse que as adequações nas escolas irão ocorrer a médio prazo. “Está prevista em uma primeira etapa a instalação da sinalização de rotas de fuga, iluminação de emergência, aquisição e manutenção de extintores de incêndio”, afirmou. Num segundo momento serão instalados hidrantes.



Após as adequações, a Secretaria de Educação e a Defesa Civil irão classificar os estabelecimentos e conceder o selo Escola Segura. O selo será dividido em três categorias: amarelo (para as unidades escolares que cumprirem de 20 a 40% das recomendações); laranja (para as que cumirem de 40% e até 70%) e verde (para as que superarem 70%).



O Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, a Casa Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, e a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar.



Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito